A Ocupação do Ufólogo

Um histórico de lutas dos últimos 80 anos permeia o processo de reconhecimento do ufólogo que a partir de 2024 terá sua ocupação reconhecida e publicada pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

Imagem 1 – Participantes da Jornada Internacional e Fórum Ufólogo como Profissão ocorrido em 21 de Maio de 2022

Esta etapa do processo de reconhecimento da ocupação do ufólogo teve início no “Fórum: Ufólogo Como Profissão” promovido pela Academia Latino Americana de Ufologia Científica – LAASU, dirigida pelo Dr. Júlio A. Costa Navarro. No referido Fórum, virtual, palestraram: Dr. Júlio César Navarro, Prof. Júlio Gralha, Prof. Gener Silva, Prof Wilson Geraldo de Oliveira e o Pesquisador Cláudio Oliveira (BSc). Dentre muitas contribuições, foi apresentada a proposta de solicitação da inclusão da Ocupação do Ufólogo, na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO do MTE pelo Prof. Wilson Geraldo de Oliveira.

Naquele dia foi iniciado um Grupo de Trabalho com os Ufólogos colaboradores e pesquisadores da LAASU, Dra. Tereza Cristina e Prof. Wilson Oliveira para acompanhar o processo. Coube a este último entrar com a solicitação em nome da LAASU, por meio do site do MTE/CBO na semana imediatamente posterior ao evento e acompanhar. O acompanhamento foi feito via site, email e com algumas visitas presenciais ao MTE em Brasília. Posteriormente o GT foi ampliado com as inestimáveis participações de, Agnes Franco (Me.), Dirceu Cardoso (Dr.), Fábio Gomes (Me.), Júlio Navarro (Dr.) e Marcus Thadeu (BSc.).

O Grupo trabalhou incansavelmente, em especial a partir de 15 de maio de 2023 quando a Equipe CBO do Ministério do Trabalho e Emprego encaminhou informação à LAASU de que “a demanda se encontra em fase de estudo técnico aprofundado”.

Seguiu-se então, intenso trabalho de equipe por meio de diálogo com diversos ufólogos, oficinas, resultando no parecer positivo para Inclusão da Ocupação do Ufólogo na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Ainda não é profissão: para isso, será necessária a regulamentação por Lei. Entretanto, a etapa conclusa é muito importante e histórica.

Imagem 2 – Da esquerda para a direita: Prof. Wilson Geraldo, Profa. Rosimeire Castro, Dep. Nilto Tatoo, Dr. Júlio Navarro, Min. Luiz Marinho, Fernando Ramalho, Paulo Reis e Felipe Patteo.

Este encontro com o Ministro do Trabalho Luis Marinho e com o Dep. Federal (PT-SP), Nilto Tatto, que apoiou a iniciativa desde o início, representa um marco importante na história do reconhecimento da ufologia brasileira e planetária. O processo estará completo, segundo a FIPE e MTE, no ano que vem (2024), com a atualização no site do Ministério do Trabalho – MTE/CBO. A expectativa da comunidade ufológica é grande.

Embora esse processo tenha se iniciado com o Fórum da LAASU, o mérito é da ufologia brasileira, que há décadas trabalha em busca de reconhecimento não somente pelo MTE, mas pelo fim da marginalização deste fundamental trabalho de estudo sobre um fenômeno ainda tão pouco conhecido.

Autoria da EQUIPE UFOLÓGICO.
contato@ufologico.com.br

   contato@laasu.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *